Publicidade

Artigos de saúde

Obesidade Infantil: Um Problema Mundial

A obesidade infantil está se tornando um problema cada vez maior no mundo e no Brasil, o número de crianças obesas vem aumentando a cada ano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 15% de meninos e meninas brasileiros estão obesos. Na década de 80, apenas 3% delas eram obesas. Nos Estados Unidos, a porcentagem de crianças obesas é de 20%, correspondendo a cerca de 5 milhões de crianças entre as idades de 6 a 17 anos.

Isto se deve ao tipo de dieta daquele país, muito rica em cardohidratos e gorduras, que se encontram em níveis elevados em alimentos como hambúrgueres, tortas, sorvetes, batatas fritas, e refrigerantes. Um outro grande problema é que as crianças obesas freqüentemente se tornam adultos obesos.

A maneira de tratar este problema relaciona-se a um aumento da atividade física na criança, segundo recomendação do American College of Sports Medicine. A atividade física deveria durar cerca de 30 a 40 minutos ao dia, e deveria ser "divertida", para manter a criança interessada. As recomendações são:

  • Disponibilizar mais locais (ginásios, quadras, etc) para facilitar a atividade física das crianças.
  • Encorajar atividades diárias simples, tais como caminhar ou ir de bicicleta até a escola, subir escadas ao invés de usar o elevador, e brincar ao invés de ver televisão.
  • Encorajar atividades familiares, especialmente com as crianças menores.
  • Faça com que a atividade física seja divertida.
Para prevenir e tratar a obesidade em crianças, recomenda-se que:

  • Crianças maiores do que 5 anos não devem ingerir mais do que 30% de sua ingestão calórica diária na forma de gorduras.
  • Aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos na dieta de crianças e adolescentes.
  • Evitar comer nos intervalos das refeições - se forem feios lanches, preferir frutas e alimentos com baixas calorias.

  • Os órgão de saúde pública deveriam considerar a realização de campanhas educativas de orientação aos jovens, acerca dos hábitos alimentares.
  • As escolas deveriam se envolver na educação alimentar.
Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria
Clinical Reviews 1996; 6(10):109-110.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: