Publicidade

Artigos de saúde

Saiba Porque Nem Todas as Dietas Funcionam

As dietas da lua, da sopa, das frutas e tantas outras funcionam, mas existe uma dieta ideal ? Quem responde a pergunta é a médica e especialista em nutrição, Débora Simões Félix que explica que não existe uma dieta ideal, mas uma estratégia alimentar em busca de saúde . Hoje chamamos esta estratégia de reeducação alimentar que pressupõe mudanças de hábitos.

A médica lembra que alimentar-se para o homem é uma questão de sobrevivência, pois a alimentação nos permite renovar estoques esgotáveis de nutrimentos e é parte vital de nossa existência. Comer significa compartilhar, mas pode ser apenas para matar a forme, uma ação solitária ou expressão de solidariedade ou celebração.

Além disso, a alimentação divide os homens em capazes e incapazes e interfere no nosso humor e em nossa capacidade de amar. Por outro lado, a proposta de uma dieta geralmente é temporária, com início e fim. Por isso, é difícil pensar em algo vital que possa ser temporário, pois na maioria das vezes fazemos uma dieta pensando no momento em que voltaremos a comer novamente. Assim a solução ideal é a reeducação alimentar.

Reeducar

A reeducação alimentar é fundamental para aprendermos a comer de tudo em quantidades adequadas. Analizaremos a pirâmide alimentar para visualizar este processo.

Os alimentos da base da pirâmide alimentar são consumidos em um maior número de porções e os alimentos no alto desta são consumidos em menor número de porções, mas todos estão representados e serão consumidos. As modificações desta estrutura poderão ser feitas, caso haja alguma doença em curso, explica.

A médica acrescenta ainda que existe uma correlação entre doença e alimentação e entre saúde e alimentação. A saúde é como investimento, uma caderneta de poupança, fundo de pensão, quem souber aplicar melhor os recursos trará dividendo melhor. Com a saúde ocorre o mesmo.

Quando se é jovem, não percebemos a enfemeridade da existência humana e como somos frágeis. A doença vem muitas vezes pontuar o limite humano.

Condutas

O homem é um ser frágil , precisa ser cuidado, precisar cuidar de sua alimentação. Por isso, ratifica a médica, é preciso estabelecer algumas condutas estratégicas para garantir o investimento na própria saúde:

- Beber água. O nosso corpo é composto predominantemente de água e precisamos dela para nos manter vivos ;

- Reduzir o consumo de sal. O ideal é não adicionar sal ao alimento já preparado. Evitar o consumo de enlatados, carnes salgadas e temperos prontos, do tipo caldo de carnes;

- Evitar consumir gordura saturada em excesso, ou seja, gordura de origem animal, por exemplo, leite integral, manteiga, frango com pele, torresmo e embutidos. O consumo deste tipo de gordura de maneira preferencial, está associado ao aparecimento de placas de ateroma, predispondo a "infartos", "derrames" e obstruções vasculares em geral;

- Comer fibras, frutas legumes, verduras e cereais, permitindo um bom funcionamento intestinal e prevenção de doenças degenerativas como o câncer;

- Reduzir o consumo abusivo das carnes, de uma maneira geral, em especial, os grelhados e defumado. As carnes trazem gordura saturada e todas as suas conseqüências, pois sobrecarrega os rins, responsáveis pela eliminação dos corpos nitrogenados, resultado da digestão de carnes.

Existem estudos que associam o consumo excessivo de carnes ao aumento da incidência de doenças degenerativas;

- Moderação no consumo de bebidas alcoólicas. Este tipo de bebida é uma droga como outra qualquer, só diferenciando das outras pelo fato de serem aceitas socialmente. Moderação e bom senso devem nortear este consumo;

- Reduzir o consumo de açucares, doces em geral e refrigerantes como uma medida preventiva para o ganho de peso. Além disto, são calorias vazias, fornecem energia sem nenhum ganho nutricional.

- Comer frutas, verduras e leguminosas, que além de deliciosas, garantem vitaminas e fibras;

- Comer carboidratos complexos, como pão, arroz, feijão e macarrão. Nos trazem prazer e saciedade. Fornecem energia, acrescida de proteínas e até vitaminas;

- Vitaminas em superdosagens não trazem benefícios adicionais, novamente devemos consumí-las naturalmente e em quantidades moderadas.

A médica ratifica que o mais importante é estabelecer um programa de reeducação alimentar, ter um compromisso permanente com a qualidade de saúde e até, quem sabe, virar o século fazendo mais do que promessas e investir em si próprio.

Prestar atenção no que está comendo, selecionar alimentos, ser educado ao comer, manter uma atividade física regular, simples e prazerosa, parar de fumar e buscar orientação médica. Todos merecem ser felizes e saudáveis, finaliza.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: