Publicidade

Artigos de saúde

Hipersonia

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- O que causa a Hipersonia?
- Como a Hipersonia é diagnosticada?
- Como é feito o tratamento?

A Hipersonia, ou Sonolência Excessiva, é um distúrbio onde a pessoa possui dificuldade para se manter acordada durante o dia. As pessoas que sofrem de Hipersonia podem cair no sono a qualquer momento, inclusive enquanto estão dirigindo.

Os pacientes afetados pela Hipersonia também apresentam outros sintomas relacionados à privação de sono, incluindo falta de energia para as atividades diárias e dificuldade de raciocínio e concentração.

Estudos recentes sugerem que a Hipersonia afeta até 40% das pessoas em algum momento de suas vidas.

O que causa a Hipersonia?

As principais causas de Hipersonia incluem:

- Narcolepsia

- Apnéia obstrutiva do Sono

- Obesidade

- Alcoolismo

- Traumas na cabeça ou doenças neurológicas (p.ex.: esclerose múltipla)

- Uso regular de tranqüilizantes

- Problemas genéticos

Como a Hipersonia é diagnosticada?

O primeiro passo é a consulta médica. A partir dos dados colhidos na consulta e da avaliação do seu padrão de sono, o médico poderá levantar a possibilidade de Hipersonia e solicitar alguns exames complementares.

Os principais testes a serem realizados incluem exames de sangue, tomografia computadorizada do crânio, eletroencefalograma e Polissonografia.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da hipersonia pode ser feito com medicamentos estimulantes, antidepressivos e mudanças em certos hábitos (p.ex.: estabelecer horários fixos para dormir e acordar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína, especialmente à noite; preparar melhor o ambiente do quarto na hora de dormir, cortando televisão e luzes muito fortes, etc).

É importante informar seu médico sobre todo e qualquer medicamento que você estiver utilizando, uma vez que alguns remédios podem causar sonolência durante o dia ou interferir com a qualidade do seu sono à noite.

Se a hipersonia tiver como causa a Apnéia Obstrutiva do Sono, o médico poderá prescrever um tratamento chamado Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas, ou CPAP (do inglês continuous positive airway pressure), que consiste no uso de uma máscara sobre o nariz durante o sono. Uma máquina pressurizadora é conectada à máscara, fornecendo um fluxo contínuo de ar pelas narinas, mantendo as vias aéreas abertas.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.                                        30 de junho de 2008

Veja também



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: