Publicidade

Artigos de saúde

Bolhas de Pus

Definição

As bolhas de pus (pontos brancos) são causadas por bactérias chamadas estafilococos diferente da acne). Apresentam-se mais comumente nas áreas de fricção (por exemplo, roupas apertadas). As bolhas de pus são uma infecção muito superficial da pele e nunca deixam cicatrizes.

Afecções semelhantes

A- Acnes
B- Furúnculos
C- Infecções das unhas e das mãos
D- Impetigo

Cuidados domésticos

1. Tratamento

O melhor tratamento (e o mais econômico) para destruir os estafilococos causadores do ponto branco é uma solução de 1:120 de um branqueador e água. Prepara-se misturando uma parte do branqueador com 2 litros (1/2 galão) de água. Limpe com esta solução (ou com água e sabão) qualquer parte da pele que tenha bolhas antigas ou novas durante 10 minutos, 3 vezes ao dia, durante 2 ou 3 dias.

Abra os pontos brancos maduros usando uma agulha esterilizada com álcool ou numa chama, e descarte a agulha em seguida. O pus deve sair sem ser apertado. Limpe-o com uma gaze. Em seguida aplique uma pomada antibiótica (como Betamina ou Bacitracina) três vezes ao dia até que desapareçam.

2. Prevenção

Para prevenir a propagação, não toque os pontos brancos nem esfregue a pele. Mantenha as unhas curtas. Lave as mãos com freqüência. Tome um banho com sabão antibacteriano uma vez ao dia. Assegure-se de que nenhuma outra pessoa use a mesma toalha. Lave as roupas e toalhas com desinfetante ou branqueador para eliminar os estafilococos.

3. Erros mais comuns

Um erro comum é cobrir os pontos brancos com um curativo (tipo Band aid) Isto pode fazer com que se propaguem. A aplicação de vaselina ou qualquer pomada que não contenha antibiótico também pode fazer com que piorem muito.

Procure ajuda médica IMEDIATAMENTE se:

- Ocorrer em uma criança com menos de 4 semanas de idade. Nota: se a criança tem eritema tóxico (pequenos nódulos brancos rodeados por manchas vermelhas de 1,2 cm), não será preciso chamar o médico.
- Seu filho parecer muito doente.
- Aparecerem novas bolhas depois de 24 horas de tratamento.
- As bolhas não desaparecem totalmente em 3 dias.
- Tiver outras perguntas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: