Artigos de saúde

Cólica (O Bebê que Chora)

Neste Artigo:

- Definição
- Que cuidados devem ser tomados?

Definição

Cólica é um choro inexplicável que não é causado por dor ou fome.

Os acessos de choro habitualmente duram de 1 a 2 horas, e a criança se porta bem entre os acessos e normalmente pára de chorar quando é segurada. A cólica tem início antes de 2 semanas de idade e usualmente termina aos 3 meses de idade.

Aproximadamente 1 em cada 10 bebês têm cólica. A cólica tende a ocorrer em bebês com grandes necessidades e com temperamento sensível. Cólica não resulta de maus cuidados dos pais, portanto, não se culpe. A principal causa de cólica no recém nascido é o excesso de gases. Este excesso resulta de uma má eliminação dos mesmos, principalmente porque a criança não é colocada para arrotar devidamente. A barriguinha se distende e começam as dores.

Que cuidados devem ser tomados?

1. Segure e acaricie o bebê sempre que este chorar sem motivo. Uma carícia, uma leve movimentação, é a melhor forma de ajudar o bebê a relaxar, acalmar-se e finalmente dormir. Faça massagens na barriguinha e ginástica com as perninhas, quando seu bebê estiver de estômago vazio, para eliminar os gazes. Esquentar a barriguinha e dar um chá morno (erva doce), também ajudarão.

2. Nunca coloque seu bebê na cama sem arrotar. As cólicas aumentarão e ele também corre o risco de vomitar e sufocar. Além disso, o bebê deve arrotar de uma forma efetiva. Um arroto pequeno não vai ajuda-lo.

3. Não deixe seu bebê chorar até dormir. O fato de o bebê chorar durante muito tempo seguido, fará com que ele engula ar, o que vai gerar mais cólica. Se seu bebê não parou de chorar durante algum tempo, enquanto tenta dormir, poderá ser colocado de barriga para baixo, sobre sua perna ou na cama, que isso ajudará a melhorar a cólica.

4. Descanse e consiga ajuda. Evite ficar exausta. Pais estressados aumentam a cólica de seus filhos. O mesmo acontece quando o ambiente da casa não é tranqüilo.

5. Antiespasmódicos são os medicamentos que "ajudam" a melhorar as cólicas. Mas usados de forma isolada, sem os cuidados mencionados acima, não terão efeito algum sobre elas.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- Não conseguir achar uma forma de abrandar o choro de seu bebê.
- O bebê tiver menos de 1 mês de idade e parece estar doente.
- Tiver medo de machucar o bebê.

Procure o médico se:

- O bebê não estiver ganhando peso e estiver com fome.
- Tiver outras preocupações ou perguntas.

 

Palavras chave: arrotar, cólicas, massagens, antiespasmódicos, gases, choro.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.           Revisado 26 de Outubro de 2006