Publicidade

Artigos de saúde

Alimentação do Bebê

O leite materno é o melhor para os bebês, mas a amamentação ao seio nem sempre é possível. Se optar por dar mamadeira para seu bebê, certifique-se de sempre usar fórmulas adequadas até que seu bebê atinja 1 ano de idade. Quando seu bebê tiver 1 ano de idade, pode começar a tomar leite puro de vaca.

Existem fórmulas disponíveis no mercado feitas especialmente para bebês. A maioria é feita com leite de vaca. Outras são feitas com leite de soja para bebês que são alérgicos ou têm problemas para digerir a fórmula comum.

Você pode obter as fórmulas de três formas:

- Pó
- Líquido concentrado
- Líquido pronto para servir

Como preparar a fórmula?

- Se usar pó, misture cada colher de medida de pó com 200 ml de água.
- Se usar pó concentrado, misture-o com partes iguais de água.
- Se usar a fórmula pronta para servir, não acrescente água.

Siga sempre as instruções. Não adicione mais pó ou líquido do que indicado. Se a fórmula estiver muito concentrada ou muito diluída, seu bebê não receberá o que precisa. Se você fizer uma mamadeira de cada vez, não precisa usar água fervida. Aqueça a água fria da torneira no forno ou no microondas.

Se você preferir fazer maior quantidade da preparação:

Use água fervida ou filtrada. Siga as instruções impressas na embalagem da fórmula. Coloque a preparação na geladeira. Use-a dentro de 48 horas.

Com qual freqüência o bebê deve ser alimentado?

A maioria dos bebês precisa de:

- 6 a 8 refeições diárias nas primeiras 3 semanas
- 5 a 6 refeições diárias de 1 a 3 meses
- 4 a 5 refeições diárias de 3 a 7 meses
- 3 a 4 refeições diárias de 7 a 9 meses

Seu bebê pode começar com 100ml por refeição. Após 7 dias, pode tomar 250 ml. Divida o peso do bebê pela metade e ache a quantidade em ml que ele necessitará.

Quando você estiver viajando, as fórmulas prontas para servir são as mais fáceis.

O que deve ser feito a respeito do flúor?

Quando seu bebê completar 6 meses de idade e até os 16 anos de idade, pode precisar de flúor para a prevenção de cáries dentárias. Se o suprimento de água onde você mora tem flúor e se a criança bebe pelo menos 300 ml por dia, a água fornece a quantidade suficiente deste elemento. Caso contrário, pode ser uma boa idéia usar pastilhas de flúor ou tabletes. Fale com seu médico.

Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: