Artigos de saúde

Complicações do Diabetes: Infecções

Como as infecções ocorrem numa complicação do diabetes?

Se o Diabetes não for devidamente controlado, há uma diminuição da habilidade dos glóbulos brancos de lutarem contra a infecção. Como resultado, pessoas com diabetes podem ter infecções mais facilmente.

Diabéticos tem grande risco de pegar os seguintes tipos de infecção: infecção de bexiga ou rim, doença da gengiva, e outras infecções bucais, infecções por fungo, infecções da vagina, infecções em ferimento e infecções do pé. Mesmo um pequeno corte no pé, por exemplo, pode não ser curado totalmente e desenvolver-se como um problema em potencial de ameaça à vida.

Como as infecções são tratadas?

Primeiramente seu diabetes deve ser controlado. Então seu médico prescreverá antibióticos específicos para a infecção. É provável que a pessoa com diabetes leve mais tempo para obter a cura de uma infecção. Seu médico pode querer exames de sangue e visitas de acompanhamento freqüentes.

Que cuidados devem ser tomados?

- Esteja ciente de seu maior risco de infecções e as sérias complicações das infecções que não são tratadas.
- Verifique a presença de feridas em sua boca e lábios. Manchas brancas em sua língua pode ser uma infecção por fungos que pode espalhar-se internamente para outras partes do corpo se não for tratado.
- Relate a seu médico qualquer secreção da vagina ou pênis, mudança de cor no odor de sua urina e queimação ou dor ao urinar.
- Veja seu médico assim que suspeitar de algo que esteja errado (por exemplo, febre) ou um ferimento pequeno que não cicatriza, formigamento, entorpecimento, ou mudança de cor ou sensação na ponta dos dedos das mãos e dos pés.

Como evitar estas infecções?

-
Nunca andar descalço. Mesmo os pequenos cortes podem infectar-se gravemente.
- Examine seu pé no final de cada dia para certificar-se de que não há áreas avermelhadas, cortes, ou arranhões que poderão infectar-se. Pode haver cortes ou ferimentos que não consiga sentir por causa do dano do nervo.
- Após o banho, seque cuidadosamente a região entre os dedos para prevenir rachaduras. Use loção para hidratar a pele para evitar infecções bacterianas no local onde a pele seca favorece o aparecimento de rachaduras.
- Não tente tratar os calos por conta própria especialmente com lâmina de barbear ou produtos químicos.

Desenvolvido por Clinical Reference Systems.
Copyright 1998 Clinical Reference Systems.