Publicidade

Artigos de saúde

Picadas de Aranhas e Escorpiões

Picadas da aranha viúva negra

1-Definição

A viúva negra é uma aranha de cor negra brilhante, com patas grandes e uma marca vermelha ou alaranjada em forma de relógio de areia, na parte de baixo. Mede aproximadamente 2.4cm de tamanho, incluindo as patas. A viúva negra e a parda solitária são as únicas aranhas muito venenosas na América. As picadas da viúva negra produzem imediatamente dor e tumefação local. Também podem apresentar-se cãibras musculares durante 6 a 24 horas. As picadas de viúva negra raramente causam a morte (exceto em crianças muito pequenas ou quando a vítima é picada por várias aranhas ao mesmo tempo).

2-Procure seu médico IMEDIATAMENTE em todos os casos.

3-Primeiros socorros para as picadas de aranha viúva negra

Aplique um pedaço de gelo na picada para reduzir a propagação do veneno. A seguir, vá para o pronto socorro mais próximo ou ao estabelecimento que seu médico indicar. Existe um soro anti-veneno para as picadas graves em crianças pequenas.
4-Prevenção

Não brinque nem trabalhe entre montes de madeira, rochas, ou esconderijos obscuros de edifícios sem usar luvas. Pulverize inseticidas em qualquer área onde tenham sido vistas aranhas viúva negra.

Picada da aranha parda solitária

1-Definição

A aranha parda solitária é de cor marrom, tem patas grandes e uma marca escura, em forma de violino, na cabeça. Mede aproximadamente 1.2cm de tamanho, incluindo as patas. As picadas da aranha parda solitária inicialmente não doem, mas após um período de 4 a 8 horas produzem dor local e formação de vesículas. A lesão causada na pele pode precisar de enxerto. Estas picadas raramente são fatais.

2-Procure IMEDIATAMENTE seu médico em todos os casos.

3-Primeiros socorros para as picadas da aranha parda solitária

Lave muito bem a picada com água e sabão. Se for possível, traga a aranha com você. (As aranhas pardas solitárias podem ser difíceis de identificar).

4-Prevenção

Não brinque nem trabalhe entre montes de madeira, rochas, ou esconderijos obscuros de edifícios na parte externa sem usar luvas.

Picada de uma aranha não perigosa

1-Definição

Mais de 50 classes de aranhas nos Estados Unidos podem causar reações locais, mas não perigosas (por exemplo, as aranhas douradas dos jardins). As picadas são dolorosas e produzem um inchaço leve por 1 ou 2 dias, de forma muito semelhante a uma picada de abelha. Ao todo, as aranhas são provavelmente responsáveis por quase todas as picadas isoladas, dolorosas que ocorrem em crianças durante a noite. (As picadas de mosquitos geralmente produzem mais coceira do que dor). O medo que muitas pessoas têm da tarântula, uma aranha negra e peluda que mede de 5 a 7.5cm de tamanho, é injustificado. Seu veneno é fraco e também causa uma reação local parecida com uma picada de abelha.

2-Cuidados domésticos com a picada de uma aranha não perigosa

Lave muito bem o local da picada com água e sabão. A seguir, friccione o local durante 15 minutos com um pedaço de algodão impregnado com uma solução de amaciante de carnes. Se você não tem este produto, pode aplicar ao local um cubo de gelo. Administre acetaminofeno ou ibuprofeno se necessário para aliviar a dor.

3-Procure seu médico imediatamente se:

Seu filho tiver dor abdominal ou cãibras musculares.
Seu filho parecer estar muito doente.

A picada se transforma em uma vesícula ou em uma mancha de cor púrpura.
Se há uma ferida que não cicatriza.
Você tem outras perguntas ou preocupações.

Picada de uma aranha não identificada

1-Definição

Mesmo quase todas estas picadas sendo inócuas, alguma poderia ser devido à viúva negra. Capture a aranha (viva ou morta) em um frasco e traga-a se seu filho precisar de atendimento médico. Não esmague a aranha a ponto de ser impossível identificá-la.

2-Cuidados domésticos com as picadas de aranhas não identificadas

Lave muito bem a picada com água e sabão. A seguir friccione a área durante 15 minutos com um pedaço de algodão embebido em uma solução de amaciante de carnes. Se você não tem este produto, pode aplicar um cubo de gelo no local. Administre acetaminofeno ou ibuprofeno se necessário para aliviar a dor.

3-Procure seu médico IMEDIATAMENTE se:

Seu filho tiver dor abdominal ou cãibras musculares.
Seu filho parecer estar doente.

4-Procure seu médico durante o horário normal se:

A picada se transformar em uma vesícula ou em uma mancha de cor púrpura.
Houver uma lesão que não cicatriza.
Tiver outras perguntas ou preocupações.

Picada de escorpião

1-Definição

Os escorpiões pertencem à mesma classe das aranhas (aracnídeos). São encontrados nas regiões desérticas. Na parte sudoeste dos Estados Unidos existem aproximadamente 20 classes diferentes de escorpiões. Os escorpiões têm aguilhões venenosos na cauda. Quase todas as picadas produzem sintomas semelhantes à picada da viúva negra: dor e tumefação local.

2-Procure IMEDIATAMENTE um médico em todos os casos.

3-Primeiros socorros para as picadas de escorpião

Aplique um cubo de gelo na picada para diminuir a propagação do veneno. A seguir, procure o pronto-socorro mais próximo ou vá ao estabelecimento indicado por seu médico.

4-Prevenção

Se está morando em uma região onde existem escorpiões, reviste seus sapatos e roupas antes de usá-los.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: