Notícias de saúde

Soro para picada de aranha-marrom reduz o risco de necrose

15 de junho de 2023 (Bibliomed). Um soro produzido pelo Instituto Butantan se mostrou eficaz na necrose ocasionada pela picada da aranha-marrom. O soro se mostrou particularmente eficaz se usado nas primeiras 48 horas após o acidente.

O estudo prospectivo durou seis anos (de novembro de 2014 a novembro de 2020) e envolveu 146 pacientes, dos pais 74 receberam o soro e 72 não. As manifestações cutâneas e sistêmicas foram avaliadas na admissão e semanalmente a partir da admissão. As lesões foram observadas em 141 casos, e a aranha foi identificada em 29.

Após a alta hospitalar, 130 pacientes foram tratados com corticosteroides, anti-histamínicos e analgésicos prescritos conforme a necessidade. A probabilidade de desenvolver necrose foi significativamente menor entre os pacientes que foram internados mais cedo, assim como entre os que receberam o soro.

Os participantes admitidos até 48 horas após o acidente e que receberam o antídoto apresentaram menor frequência de necrose do que aqueles que chegaram ao hospital depois desse período e que não receberam o soro. Além disso, a administração da substância se mostrou segura e com baixa incidência de efeitos adversos.

Fonte: PLOS Neglected Tropical Diseases. DOI: 10.1371/journal.pntd.0010842.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários