Artigos de saúde

Hepatite B

O que é Hepatite B?

Hepatite é o termo usado para a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, medicamentos e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Hepatite B é o nome de um dos vírus que causam a hepatite.

Quando o fígado é infectado por um vírus, ele fica inflamado e sensível e pode também ficar inchado. As partes afetadas do tecido podem ser destruídas pela inflamação. A hepatite B é um tipo de hepatite séria e às vezes muito forte e fatal.

Algumas pessoas que têm hepatite B desenvolvem o tipo crônico da doença. Isso significa que continuarão infectadas pelo vírus por um grande período de tempo e desenvolverão complicações devido à inflamação prolongada do fígado. A doença pode eventualmente causar falência do fígado e a morte.

Como acontece?

A hepatite B é extremamente infecciosa. Este tipo de hepatite é normalmente transmitida através de secreções sexuais (como o sêmen, por exemplo) e sangue. Seringas e agulhas contaminadas também pode propagá-la. Se instrumentos como os utilizados para se fazer tatuagens e piercings não forem completamente esterilizados podem transmitir hepatite.

A doença pode ser propagada por pessoas que não sabem que são portadoras do vírus. Existem nos Estados Unidos cerca de 0,5 a 1 milhão de pessoas que são portadoras do vírus mas que não estão doentes. As mães que são infectadas com hepatite B ou são portadoras do vírus podem transmitir a doença aos seus bebês.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da hepatite B podem aparecer no período de 4 semanas a 6 meses depois da pessoa ter sido infectada pelo vírus. Muitas pessoas que desenvolvem o tipo crônico da doença têm somente sintomas leves ainda que o vírus possa estar danificando o fígado.

Os primeiros sintomas podem ser:

- perda de apetite
- febre
- mal-estar geral
- fadiga

Outros possíveis sintomas incluem:

- urticária
- dor em determinadas juntas
- no caso dos fumantes, perda do gosto pelo cigarro

Sintomas que podem aparecer alguns dias depois:

- náusea e vômito
- falta de ar e gosto amargo na boca
- urina de cor marrom escuro
- pele e olhos amarelados
- dor logo abaixo das costelas do lado direito, principalmente quando pressionadas
- fezes de cor pálida e intestino mais solto do que o normal.

A hepatite pode causar danos permanentes para o fígado. Alguns sintomas destes danos:

- dor no lado esquerdo superior do abdômen devido a um aumento do baço
- inchaço do estômago e das pernas
- vermelhidão nas palmas das mãos
- veias finas e compridas abaixo da pele ou facilidade de machucar-se
- sangramentos no estômago ou esôfago

Como é feito o diagnóstico?

Contar cuidadosamente sua história clínica pode ajudar a determinar quando começaram os sintomas e como eles têm se desenvolvido e a suposição de como foi infectado. Seu médico precisa certificar-se de que esta inflamação não seja resultado de efeitos colaterais de remédios ou de uso de drogas, tais como abuso de bebidas alcoólicas.

O seu médico examinará sua pele, olhos e principalmente seu abdômen para verificar sinais de hepatite.

O diagnóstico é confirmado através de exames de sangue que mostrarão se o fígado está funcionando normalmente ou não, e qual o tipo de vírus está causando os problemas. Outros vírus também podem causar problemas hepáticos, como por exemplo, o "mononucleosis".

Se o médico suspeitar que tenha hepatite crônica, danos sérios no fígado ou se o diagnóstico for duvidoso, uma biópsia deverá ser feita. Biópsia é um tipo de procedimento no qual agulhas são usadas para retirar uma pequena quantidade de tecido que é mandada ao laboratório para serem feitos os exames.

Como é tratada?

O tratamento usual para a hepatite B são repouso, uma dieta balanceada e abstinência de bebidas alcoólicas e certos medicamentos durante no mínimo 6 meses. Antibióticos não são eficazes no tratamento da hepatite. Exceto nos casos mais sérios, normalmente não se é necessária a internação hospitalar. Caso você fique fortemente desidratado, precisará ir ao hospital tomar soro por via intravenosa.

Se você tiver hepatite B crônica precisará de esteróides ou tomar injeções de interferon, uma droga anti-vírus. Discuta estas possibilidades com o seu médico.

Quanto tempo os efeitos duram?

Geralmente os sintomas duram algumas semanas e normalmente são seguidos de uma lenta, mas completa recuperação que deverá levar aproximadamente 6 meses.

Acima de 10% das pessoas com hepatite desenvolvem a hepatite crônica que pode ser branda ou grave causando danos sérios e permanentes ao fígado aumentando assim os riscos de câncer de fígado.

Que cuidados devem ser tomados?

- Siga as instruções do seu médico ao tomar os medicamentos para alívio dos sintomas.
- Faça repouso até que a febre cesse, que a cor da sua urina esteja normal e que o amarelo da pele e dos olhos desapareça. Certifique-se junto ao seu médico quanto tempo o repouso será necessário.
- À medida em que os sintomas melhorarem, você deverá aumentar gradualmente o seu nível de atividade. É melhor evitar muito esforço físico durante os primeiros meses.
- Coma refeições pequenas e balanceadas, ainda que sinta náuseas. Alguns alimentos poderão desagradá-lo principalmente nos primeiros estágios da doença. Refrigerantes pouco gasosos e sucos bem adocicados poderão ajudar a reduzir a náusea.
- É preciso evitar tomar certos medicamentos quando se teve hepatite. Pergunte ao seu médico quais são estes medicamentos.
- Não consuma bebidas alcoólicas.

O que pode ser feito para prevenir a propagação da Hepatite B?

A hepatite B é altamente contagiosa entre 2 e 6 semanas antes de os sintomas aparecerem e continua a ser por algum tempo depois do seu aparecimento.

Para evitar a transmissão da doença aos outros:

- Seja cuidadoso em relação à sua limpeza e higiene pessoais. Tome banho freqüentemente, tenha cuidado especialmente ao lavar as mãos com sabão e água quente, principalmente após usar o banheiro e antes de comer ou preparar os alimentos.
- Limpe qualquer mancha de sangue com um desinfetante.
- Não compartilhe agulhas, aparelhos de barbear ou escovas de dentes com os outros.
- Não mantenha relação sexual até que não seja mais transmissor.
- Não doe sangue.

Pessoas das seguintes categorias apresentam alto risco de terem hepatite B e devem tomar vacinação contra a doença:

- Pessoas que trabalham em hospitais
- Parceiros sexuais de pessoas portadoras da doença
- Homens homossexuais.

Em complementação, a "American Academy of Pediatrics" e a "American Academy of Family Physicians" estão agora recomendando que todas as crianças tomem a vacinação anti hepatite B. Como o custo da vacinação está diminuindo, mais pessoas estão sendo estimuladas a tomá-la para prevenir a hepatite B sexualmente transmitida. Pergunte ao seu médico ou ao departamento local de saúde se você deve ser imunizado contra a hepatite B.

Original de: "Clinical Reference Systems"