Publicidade

Artigos de saúde

Pele a Prova de Inverno

O frio do inverno trás com ele uma série de hábitos a serem modificados. A pele é uma das partes do corpo que mais sofrem com as alterações climáticas. Ela perde oleosidade, fica mais ressecada e sem brilho. O primeiro ponto a ser alterado é o banho. Ele deve ser mais rápido e morno. A água muito quente tira a oleosidade natural da pele.

Já a limpeza diária do rosto deve ser mudada radicalmente. Troque o sabonete por uma loção de limpeza não gordurosa. É que no inverno as glândulas sebáceas trabalham menos e a oleosidade do corpo diminui naturalmente. Por isso é importante não retirarmos o pouco de oleosidade que resta usando sabonetes.

Vento Inimigo

A ação do vento, a umidade do ar e a poluição merecem uma atenção especial da pele que precisa estar sempre bem hidratada. No inverno o produto usado normalmente para hidratar a pele deve ser mantido, só que em líquido. Mas se isto não adiantar e a pele continuar ressecada, está na hora de reavaliar o produto usado.

Já os lábios são uma das partes que ficam mais tempo expostas a ação do clima. No inverno os cuidados devem ser redobrados, assim como as mãos. Um batom emoliente é o caminho seguro para umidade em dose certa. Mas nem sempre isto basta. Se apesar do uso do batom os lábios continuarem ressecados lance mão de uma proteção extra como, vaselina ou protetor labial em creme.

Para as mãos, além de ter sempre um creme protetor, o uso de luvas deve ser um hábito no inverno. Para qualquer atividade. Para mexer com água use as de látex. Para serviços domésticos use as de algodão. E para enfrentar o frio nas ruas use as de lã, pelica ou materiais alcochoados.

Nenhuma roupa, por mais grossa que seja, isola totalmente o corpo da ação do frio. Agredido pelo vento, seu corpo pede, hidratação caprichada. Pela manhã, antes de vestir, depois do banho, use uma loção que devolva o brilho a maciez da pele. Intensifique nas áreas mais afetadas como braços e pernas. Também é preciso hidratar bastante, ingerindo líquidos.

Nesta época do ano, como os raios de sol são bem menos intensos é um bom momento para eliminar toda e qualquer aspereza. Seja através de cremes esfoliantes usados em casa ou por gomagens feitas em centros de estética.

Pés Protegidos

O uso constante de botas, sapatos fechados, meias de lã e de seda traz desvantagens. O lado mais positivo dessa imposição do frio é criar a época mais propícia para tratar calcanhares com rachaduras. Só que por outro lado, impede que os pés transpirem e respirem naturalmente. Para compensar, fique descalço durante algum tempo.

Além de ficarem abafados, os pés podem ganhar calosidades. Procure um pedicuro no mínimo uma vez por ames. E no dia-a-dia recorra a uma massagem com produtos específicos para essa área.

O inverno é uma boa época para intensificar o tratamento de beleza em casa. Para as mulheres é hora de intensificar o uso de máscaras, massagens e esfoliações. Já que o banho ficou mais rápido dê mais tempo à limpeza de pele diária.

O uso de aquecedor merece alguns cuidados. Durante a noite de sono, coloque no ambiente do quarto uma vasilha com água. O aquecedor costuma roubar a umidade do ar e da pele também.

Sauna só funciona se for seguida de uma ducha fria para tonificar, e de uma boa camada de hidratante no rosto e no corpo para repor a água perdida. O uso de vitaminas deve ser feito através de orientação médica.

Não caia na ilusão de propagandas enganosas com relação ao uso de vitaminas e seus efeitos milagrosos. A orientação de um dermatologista é fundamental.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: