Publicidade

Artigos de saúde

Como Evitar a Cárie

Para evitar a cárie e as doenças da gengiva, a prevenção é a palavra de ordem, afirma a da odontóloga Dra. Christianne Assis.

A Dra. Christiane explica que durante toda a nossa vida temos duas dentições. A primeira se inicia por volta do 6º mês de vida e se completa por volta dos 2 anos e meio de idade. Segundo a dentista, dos 6 aos 12 anos aproximadamente, os dentes de leite caem e são substituídos pelos permanentes.

Apesar dos dentes de leite serem temporários, eles merecem a mesma atenção e cuidados dos dentes permanentes, pois os temporários orientam a posição dos dentes permanentes na posição correta, estimulam o crescimento do osso que sustenta os dentes, além de seu papel fundamental na mastigação, na estética e articulação das palavras, ratifica.

A Dra. Christianne acrescenta que a prevenção da cárie se inicia na gestação. A futura mãe deve sempre evitar comer muito doce, procurando observar uma alimentação mais nutritiva, através da utilização de frutas, leite e seus derivados. Além disso, deve-se fazer uma correta higienização com uso da escova, do fio dental e flúor.

A mãe deve evitar experimentar o sabor ou temperatura dos alimentos na colher ou no copo do bebê, pois poderá transmitir bactérias para a criança, inclusive aquelas causadoras da cárie.

A higienização da boca nas crianças deverá ser iniciada ao nascer o primeiro dente. E ao atingir a idade escolar, a merenda da criança deverá ser composta principalmente de frutas, como maças ou pêras, evitando-se as bolachas e as frutas.

Gengivas

A dentista faz uma alerta sobre a remoção dos restos alimentares. “Se estes restos não forem removidos na escovação, eles irão formar uma fina camada que prende ao dente, e que é a chamada placa bacteriana.

Com o tempo esta placa endurece formando uma crosta sobre o dente, o chamado tártaro que se não for removido vai alterar as estruturas de suporte e proteção. Futuramente poderá provocar a perda do mesmo”, lembra.

Segundo a especialista, as principais causas da perda dos dentes são a cárie e a doença gengivais, ambas provocadas pela placa bacteriana.

Para termos um sorriso saudável devemos escovar os dentes sempre após as refeições, fazer uso do fio dental, evitar doces, fazer bochechos com flúor e visitar periodicamente um dentista. Lembre-se a saúde começa pela boca, finaliza.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: