Publicidade

Artigos de saúde

Em Caso de um Derrame Cerebral, Não Há Nenhum Outro Lugar Como a Própria Casa

Como a reabilitação do derrame cerebral é dirigida à reintegração do paciente em sua comunidade, quanto mais rápido o paciente voltar para a sua própria casa, mais rapidamente ele irá reiniciar sua reintegração na sociedade. Um novo estudo publicado na revista Stroke: Journal of the American Heart Association de maio de 2000, revela que pacientes recuperando-se de derrames cerebrais o fazem melhor em suas próprias casas do que aqueles tratados em hospitais ou clínicas de reabilitação.

Pesquisadores da McGill University em Montreal compararam a evolução tardia de 58 pacientes vítimas de derrames cerebrais que receberam altas hospitalares precoces e tratamento de reabilitação em casa, com 56 outros pacientes submetidos ao tratamento e reabilitação padrão. O tempo total de hospitalização para o grupo de alta hospitalar precoce e tratamento domiciliar foi de 10 dias em média, e o de tratamento hospitalar convencional, 16 dias em média.

O programa domiciliar foi dimensionado individualmente às pessoas, e incluiu a ajuda e participação de enfermeiras, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e fisioterapeutas, que visitavam o pacientes regularmente em casa. Questionários indicadores de atividade física, atividades diárias regulares, e de avaliação de saúde menta foram preenchidos em cada caso, para avaliar como cada paciente se recuperava individualmente.

A avaliação dos dois grupos após três meses demonstrou que os paciente submetidos a ata precoce e reabilitação domiciliar obtiveram graus significativamente mais altos de avaliação no questionário do componente físico do que o grupo do tratamento habitual.

Os autores, liderados pela Dra. Nancy E. Mayo acreditam que a alta mais precoce acaba por envolver a família do paciente na recuperação, que passam de observadores passivos a ter uma participação ativa na recuperação do doente. Apesar disso os pesquisadores não advogam que os pacientes devam receber alta antes do momento adequado – mas este momento pode ser alcançado quando o doente estiver estabilizado, e pronto para reiniciar o seu tratamento de reabilitação, que poderia ser feito em casa, com melhores resultados.

Fonte: Stroke 2000;31:1016.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: