Publicidade

Artigos de saúde

Cremes de Estrógeno Usados Pelas Mães Causam Ginecomastia nos Filhos

Mães que utilizam preparações de creme hormonal, cuidado: os seus filhos homens, em idade pré-puberal podem desenvolver ginecomastia como efeito colateral de seu tratamento. Um estudo publicado na revista Pediatrics de Abril relata o caso de 3 crianças nos quais este problema ocorreu, pela exposição indireta a preaparações de creme de estrógeno. O estudo foi conduzido pelos Drs. E I. Felner e P. C. White.

O trabalho, realizado no Children's Medical Center of Dallas' Endocrinology Center, no Texas, relata o caso de 3 crianças do sexo masculino, em idade pré-puberal, que foram encaminhadas ao Hospital e seguidas por mais de 1 ano. Todos os 3 meninos apresentavam-se com ginecomastia (aumento das mamas) e níveis elevados de estradiol. Dois deles tinham uma aceleração no processo de crescimento e idades ósseas avançadas.

As idades das mães variaram entre 30 e 50 anos, e elas faziam uso destes cremes, aplicando-os no abdômen e nas pernas. Os pesquisadores suspeitam que as crianças – de idades de 24 meses, 33 meses, e 8 anos, foram expostas ao estrógenos à partir de resíduos deixados nas mãos e outras áreas do corpo materno.

Após o aparecimento do aumento das mamas, as mães procuram a assistência médica, quando foi verificado que as taxas de hormônio feminino estradiol estavam elevadas nos meninos. O uso do creme foi suspenso pelas mães, e em 4 meses tanto a ginecomastia desapareceu como os níveis de estradiol retornaram ao normal.

Como as preparações de estrógeno tópicas não são controladas pelo FDA e podem conter altas concentrações deste hormônio, os autores recomendam que mulheres necessitando de reposição hormonal usem formas alternativas de aplicação, como os adesivos de pele ou comprimidos orais.

Fonte: Pediatrics 2000 Apr;105(4):E55

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: