Publicidade

Artigos de saúde

Sucos de Frutas Podem Causar Agitação em Bebês

Sucos de frutas que contenham sorbitol ou níveis elevados de frutose como adoçantes podem causar agitação e desconforto, formação de gases no intestino, e dores de estômago em crianças de menos de 1 ano.

Um novo estudo publicado em outubro na revista Archives of Pediatric and Adolescent Medicine sugere que estes problemas possam ocorrer, pois os organismos de bebês apresentam uma dificuldade em quebrar as cadeias de carboidratos encontrados nestes três tipos de açúcares, e assim dificultando a absorção de alguns açúcares.

Pesquisadores do Miami Children's Hospital, liderados pelo Dr. Conrad R. Cole, ofereceram 120 gramas de suco de pera ou de uvas brancas a 14 crianças com menos de 1 ano de idade. A atividade física das crianças foi medida, em busca de sinais de excitação.

Os autores informam que as crianças que usaram o suco de pera mostraram maior dificuldade de absorção de carboidratos, e apresentavam maior excitação do que aquelas que ingeriram suco de uva. Cinco das sete crianças que ingeriram suco de pera (que contém o adoçante artificial sorbitol e tem grande quantidade de um açúcar chamado frutose) mostraram sinais de absorção incompleta de carboidratos, caracterizada por aumento dos gases intestinais, desconforto abdominal, e diarréia. Em alguns casos, entretanto, a agitação é o único sintoma encontrado.

Em comparação, apenas duas de sete crianças que ingeriram o suco de uvas brancas, que é livre de sorbitol, apresentaram este quadro.

A causa dos gases intestinais do bebê seria a fermentação que ocorre com o sorbitol e a frutose não absorvidos, no intestino grosso.

Os autores comentam que atualmente os sucos de frutas são parte integrante da dieta das crianças pequenas, devido ao seu sabor e fácil disponibilidade, mas que aqueles que contenham sorbitol e frutose podem não ser os mais adequados para os bebês.

Fonte: Archives of Pediatric and Adolescent Medicine 1999;153:1098-1102.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: