Publicidade

Artigos de saúde

Vegetais Diminuem o Risco de Câncer da Próstata

Uma alimentação rica em vegetais crucíferos que apresentam flores em formato de cruz, principalmente do tipo do brócolis e da couve-flor, diminui substancialmente o risco de câncer de próstata em homens. Estas conclusões foram publicadas em um estudo no número de 5 de janeiro do Journal of the National Cancer Institute.

O Dr.Alan R. Kristal e seus colaboradores da Universidade de Washington, em Seattle, estudaram 628 homens nas idades de 40 a 64 anos que haviam recebido o diagnóstico precoce de câncer de próstata, assim como 602 pessoas que não tinham câncer.

As pessoas foram incluídas acerca do consumo de 99 itens alimentares durante um período de três a cinco anos.

Ao considerar o consumo de vegetais, observou-se que homens que se alimentavam de 28 ou mais porções de vegetais por semana tinham um risco 35% menor de Kansas e da próstata, ao serem comparados com homens que se alimentavam de menos do que 14 porções por semana. Ao se comparar vegetais do tipo da couve-flor e do brócolis, homens que se alimentavam deles tinham um risco de câncer de próstata 41% menor, se comparados a homens que comiam menos do que uma porção deste vegetais por semana.

Considera-se que este vegetais são ricos em substâncias chamadas isotiocianatos, que ativam enzimas capazes de detoxificar carcinógenos. Apesar de que no estudo a associação mais forte entre a redução do câncer foi com vegetais do tipo da couve-flor e do brócolis, o Dr. Kristal observou que alimentar-se de uma grande variedade de vegetais é provavelmente importante na redução do risco desta doença.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute 2000;92:61-68.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: