Publicidade

Artigos de saúde

Revertendo as Células do Melanoma

Após mais de 15 anos de pesquisas, pesquisadores americanos conseguiram converter células humanas normais em células cancerosas, em um meio de cultura artificial.Esta descoberta pode ser capaz de identificar novas causas para os tumores, auxiliando no desenvolvimento de novos tratamentos para o câncer. A pesquisa foi realizada no Whitehead Institute, do MIT (Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos), e os resultados foram publicados na revista Nature de 29 de julho de 1999.

Durante a transformação maligna, as células cancerosas adquirem mutações genéticas que se sobrepõe aos mecanismos normais que controlam a proliferação celular - assim, as células tumorais passam a se proliferar de modo desordenado. O estudo capacitou aos pesquisadores verificarem que existem 4 etapas entre o início da transformação de uma célula normal, até que ela se torne cancerosa - estas etapas são rupturas no desenvolvimento celular normal.

O conhecimento destas etapas indica que, se um elo da cadeia puder ser interrompido, o crescimento do tumor poderá ser paralisado. Os benefícios advindos desta descoberta, entretanto, demorarão ainda alguns anos para surgir.

Fontes:
Nature: 400, 464 - 468 (1999)
Nature: 400, 401- 402 (1999)

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: