Artigos de saúde

Rir Demais Pode Ser Sinal de Doença?

É o que dizem pesquisadores de Victoria, na Austrália, na edição de 22 de fevereiro da revista Neurology. Eles relatam o caso de três pacientes, que tinham crises de riso incontrolável, chegando de 10 a 15 por dia, às vezes seguidas de desmaios.

Estes pacientes apresentavam um tumor benigno (hamartoma) no hipotálamo, região do cérebro responsável por várias funções como sede, apetite, temperatura, além de controlar também as emoções.

Não se sabe ao certo como é que este tumor provocava o riso; o ato de rir envolve uma relação complexa entre os processos de pensamento e aspectos emocionais do cérebro, assim como controle físico da caixa torácica e dos músculos da fala.

Esta doença, o hamartoma do hipotálamo, freqüentemente está associada ao prejuízo do desenvolvimento cerebral e da inteligência, mas no caso destes pacientes, estas características não foram observadas.

O Dr. Berkovic, líder dos pesquisadores deste estudo, relatou que a necessidade constante e urgente de rir pode ser uma pista desta doença, e poderia motivar uma consulta a um neurologista.

Fonte: Neurology 2000;54:971

Copyright © 2000 eHealth Latin America