Publicidade

Artigos de saúde

Estudo Indica que Estar Acima do Peso Pode Diminuir o Tempo de Vida

Um novo estudo, publicado na última semana na revista New England Journal of Medicine e conduzido pela American Cancer Society, tornou-se o maior levantamento já realizado acerca da obesidade no mundo.

O índice de massa corpórea (o peso em quilos dividido pelo quadrado da altura em metros) se encontra associado diretamente associado com a mortalidade em geral. Os autores investigaram os efeitos da idade, raça, sexo, tabagismo e passado de outras doenças, na relação entre o índice de massa corpórea e mortalidade.

Os pesquisadores avaliaram os prontuários médicos de mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos, desde 1982 até 1996, e verificaram uma relação direta e clara entre o sobrepeso e um risco aumentado de morte por câncer ou doença cardíaca. Durante o período avaliado, ocorreram 201.622 mortes no total.

Os resultados obtidos demonstraram que a associação entre índice de massa corpórea e o risco de morte foi substancialmente modificada pelo tabagismo e pela presença ou não de doenças associadas. Um alto índice de massa corpórea foi mais fortemente preditivo de morte causada por doença cardiovascular em homens da raça branca.

Comparando-se os sexos e as raças, a raça branca apresentou maior risco de mortalidade do que a raça negra, e o sexo masculino maior do que o feminino.

O estudo também verificou que o risco de morte prematura em pessoas com sobrepeso existe, mesmo se elas forem não-fumantes e se não tivessem apresentado problemas de saúde em sua idade adulta.

Nos Estados Unidos 55% da população se apresentam com sobrepeso.

Fonte: N Engl J Med 1999;341:1097-105.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: