Publicidade

Artigos de saúde

Curta o Sol de Verão Com Todo Cuidado

O esperado verão brasileiro está no auge e os assíduos freqüentadores das piscinas e praias vivem mais um período de busca da beleza e alegria do sol. A partir de agora tudo se modifica, até o humor das pessoas, mas alguns cuidados devem ser observados durante a exposição ao sol, pois as conseqüências podem não ser muito agradáveis, como um simples bronzeado.

Proteja a sua pele contra o sol

O sol é importante para a síntese da vitamina D na pele e fixação do cálcio nos ossos. Daí a importância das crianças tomarem banhos de sol por curtos períodos, diariamente. A disposição trazida pelos dias ensolarados deve ser acompanhada de moderação na hora da exposição ao sol.

As pessoas que moram em cidades longe do litoral, quando vão à praia, devem ir aumentando aos poucos os períodos de exposição, para dar tempo do bronzeamento ir aparecendo, o que protege a pele. Exposições exageradas e repentinas ao sol, principalmente em pessoas de pele mais sensíveis como os loiros, quase sempre tem como resultado um nariz vermelho e rosto queimado sem bronzeado.

As pessoas de pele mais sensível são as que devem tomar mais cuidado, usando cremes ou loções com filtros solares. Estas pessoas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares.

Proteção

Na mudança de estação, as pessoas só se preocupam com os efeitos do frio ou do calor sobre a pele, esquecendo dos filtros solares. Quase todos se esquecem de que, num país tropical como o nosso, a quantidade de radiação é suficiente para provocar danos às células, mesmo quando o tempo está nublado ou chuvoso.

Quanto mais cedo você proteger as áreas expostas à claridade, mas fácil será evitar as rugas, manchas, envelhecimento precoce e o câncer de pele que, no Brasil, só em 1995, teve 90 mil casos constatados.

O sol é essencial a vida, sendo responsável em parte pelo nosso crescimento corporal, pois participa da síntese da vitamina D. Sendo assim, devemos tomá-lo da maneira certa, e nos horários certos, sempre antes das dez e após quinze horas.

Devido a vários fatores (ambientais principalmente), o sol está cada vez mais queimando a nossa pele. Os raios solares tipo UVB são mais fortes no verão e provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA são os que danificam a elastina e envelhece a pele, sendo que estes estão presentes o ano todo. Por isto, é indispensável o uso de protetores solares tanto no inverno como no verão.

Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver, refratar e espalhar os raios solares. O F.P.S (fator de proteção solar) indica a quantidade de tempo que você pode permanecer protegido dos raios solares, como por exemplo, se sua pele demora 10 minutos para se queimar, com um F.P.S. nº. 15, sua pele vai demorar 150 minutos para se queimar (15 vezes mais tempo). Atualmente existem filtros solares com FPS desde nº 5 até 60.

Cuidados

Algumas regras básicas e cuidadas que toda pessoa deve seguir. O uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas (principalmente face, nuca, orelhas, mãos e demais áreas expostas). O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração. Na face devemos usar filtro de proteção alta (acima de 15), principalmente durante o verão, além do uso constante de batom com filtro solar.

Além disso, as pessoas devem evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.

Todos devem beber muita água natural, pelos menos 2 litros por dia. Diminua ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação dos tecidos e interferem no metabolismo das vitaminas A, E e C, essenciais no combate ao envelhecimento.

Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais freqüentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares e mais resistente ao câncer.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: