Publicidade

Artigos de saúde

Remoção a laser de tatuagem

NEW YORK, 22 de fevereiro – A decisão de retirar uma tatuagem cobrindo-a com outra pode parecer uma boa idéia, mas esteja avisado – o tratamento a laser para remover o resultado da tatuagem ‘dupla’ apresenta um alto risco de cicatrizes, sugere um estudo recente.

Hemorragia e cicatrizes permanentes são mais prováveis em regiões de tatuagem dupla tratadas com tratamento de laser Q do que uma tatuagem simples, de acordo com os médicos do Centro Médico Beth Israel Deaconess em Boston.

Aparentemente, o pigmento de alta densidade nas tatuagens duplas absorve fortemente a energia do laser, produzindo calor excessivo e levando a lesões na pele e vasos sangüíneos, eles relatam na edição de fevereiro da Archives of Dermatology.

Eles descrevem dois casos nos quais pacientes com tatuagens duplas desenvolveram inchaço, bolhas e sangramento sob a pele, após terem sido tratados com laser Q, o qual de forma geral é associado com baixo índice de cicatrizes. Um homem tinha uma tatuagem de uma figura tribal coberta pela figura de uma pantera, e acabou ficando com áreas de vermelhidão, cicatrizes e mudanças na textura da pele na área da tatuagem.

Outro homem tinha uma grande folha de marijuana coberta com uma tatuagem grande e colorida de um punhal e acabou ficando com cicatrizes e pouca mudança na tatuagem 8 anos mais tarde. "Tatuagens duplas devem ser tratadas com cuidado porque elas podem estar associadas a um risco aumentado de cicatrizes," disseram a Dra. Maria Beatrice Alora e colaboradores. Eles recomendam que os médicos que removem tatuagens perguntem a seus pacientes se eles têm uma tatuagem dupla e informem a estes pacientes dos riscos inerentes ao procedimento. Eles também sugerem que os médicos usem níveis mais baixos de energia quando estão removendo tatuagens com pigmentos densamente impactados.

FONTE: Archives of Dermatology 2000;136: 269-270.21
Publicado em Bibliomed Saúde em 01/03/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: