Publicidade

Artigos de saúde

Comer peixe pode ajudar a proteger a visão

NEW YORK – Descoberto outro possível benefício à saúde do hábito de comer peixe: prevenção de degeneração macular relacionada à idade, a causa mais importante de cegueira irreversível nos EUA, de acordo com os pesquisadores.

A mácula é a porção central da retina no olho e quando é danificada, problemas visuais – inclusive cegueira – são o infeliz resultado.

Em um estudo que incluiu mais de 3.500 adultos com idades de 49 anos ou mais, o Dr. Wayne Smith e colaboradores, da Universidade Estadual da Austrália, encontraram que o consumo mais freqüente de peixe parece proteger contra degeneração macular tardia relacionada à idade. Seu trabalho está publicado na edição de março da Archives of Ophthalmology. Além disto, somente uma ingestão moderada de peixe foi necessária para o efeito protetor. Aqueles que comiam peixe uma a três vezes ao mês tinham cerca de metade do risco de doença terminal do que aqueles que comiam peixe menos de uma vez por mês.

E mais peixe não é necessariamente melhor, explicam os autores. A maior proporção de proteção foi vista naqueles que comiam uma porção de peixe por semana, e não houve benefício maior para quem comia mais que isto.

Os pesquisadores observam que comer muito peixe pode interferir na absorção da vitamina E na velhice. "O consumo de dieta com muito peixe por idosos pode ser visto como fator interferente no status da vitamina E, um importante antioxidante necessário para a retina," eles escrevem, "o que poderia explicar o efeito protetor do peixe na dieta."

Os pesquisadores apontam que os ácidos graxos ômega 3 são encontrados na retina humana. Uma vez que a gordura de peixe também contém estes compostos, a equipe de Smith teoriza que pessoas que comem mais peixe podem apresentar risco reduzido de doença ocular.

Contudo, a equipe de Smith não viu qualquer benefício no consumo de peixe quando ele se inicia para prevenir os estágios precoces da degeneração macular relacionada à idade, de acordo com o artigo. O estudo encontrou que aqueles que consumiam baixos níveis de gorduras saturadas tinham um risco muito menor de doença ocular – tanto precoce quanto tardia – do que aqueles que consumiam altas quantidades destas gorduras.

Estes resultados concordam com estudos anteriores que sugeriram, mas não confirmaram ainda, que uma dieta rica em gorduras pode contribuir para a doença. A causa da doença ocular é desconhecida, mas vários fatores, como o tabagismo, são conhecidos por aumentar o risco do distúrbio.

Como estudos prévios não encontraram qualquer benefício da ingestão de peixe na degeneração macular relacionada à idade, mais estudos são necessários para confirmar estes resultados.

"A identificação de fatores de risco passíveis de prevenção para a degeneração macular relacionada à idade, agora a causa mais comum de cegueira nos países ocidentais, pode ser a única forma de reduzir os danos desta doença, uma vez que os tratamentos atuais raramente são eficientes à longo prazo," concluem Smith e colaboradores.

FONTE: Archives of Ophthalmology 2000;118:401-404.
Publicado em Bibliomed Saúde em 27/03/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: