Publicidade

Artigos de saúde

Extrato de chá verde pode promover a perda de peso

NEW YORK – O extrato do chá verde, além de poderoso antioxidante, pode também ajudar na perda de gordura de quem faz dieta; é o que dizem pesquisadores na edição de dezembro do American Journal of Clinical Nutrition.

Os pesquisadores mediram o gasto diário de energia de 10 homens saudáveis que receberam 3 doses de cafeína (50mg), extrato de chá verde (contendo 50mg de cafeína e 90mg de epigalocatequina) ou um medicamento inerte por dia.

Os autores do estudo relatam que o tratamento com o chá verde foi associado com um aumento significativo de 4% no gasto diário de energia. Este efeito não foi associado ao conteúdo de cafeína do chá.

A equipe aponta que "existem apenas dois caminhos para combater a obesidade: reduzir a ingestão de energia ( isto é, dieta) ou aumentar o gasto de energia."

Os pesquisadores notam que o extrato de chá verde contém uma alta quantidade de uma substância (epigalocatequina) que age junto com outros compostos para aumentar os níveis de queima de gorduras para produção de calor do corpo. A ação desta substância não aumenta a freqüência cardíaca, o que a torna melhor do que os medicamentos estimulantes usados em dietas, que podem ter efeitos prejudiciais ao coração, principalmente em pacientes obesos com hipertensão e outras complicações.

FONTE: American Journal of Clinical Nutrition 1999;70:1040-1045
Publicado em Bibliomed Saúde em 10/01/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: