Saúde e Nutrição

Quais suplementos quem faz bariátrica precisa repor?

xxx

A cirurgia bariátrica é uma aliada no combate à obesidade, mas, por outro lado, depois do procedimento, o paciente pode precisar repor algumas vitaminas e minerais.

Isso ocorre porque, além de limitar a quantidade de alimentos, ela diminui a absorção dos nutrientes pelo estômago e intestino. Dessa forma, o paciente bariátrico passa a necessitar de suplementos.

As principais vitaminas a serem repostas serão:

- A vitamina B6 atua na formação dos neurotransmissores, como a serotonina, e no transporte de oxigênio no sangue. Sua deficiência pode causar estomatite, confusão mental e irritabilidade.

- A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, por sua vez, atua no desenvolvimento das células, especialmente durante a gestação, e sua falta leva a a fraqueza nos membros, irritabilidade, palidez e unhas quebradiças.

- A vitamina B12 ajuda na formação das células do sangue, aumenta a imunidade e na formação dos neurônios. Quem tem deficiência dessa vitamina pode desenvolver anemia, fraqueza muscular, depressão, perda de memória, formigamento nas mãos e pés e palidez.

- A vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos, ajudando na absorção do cálcio e no sistema imunológico. Ter deficiência dessa vitamina pode resultar em dores, fraqueza e até problemas na produção de insulina.

- O ferro é fundamental no transporte de oxigênio pelo sangue, e costuma ser a principal deficiência de quem faz bariátrica. Sua deficiência pode acarretar em anemia, sistema imunológico fraco, palidez e estomatite.

- O cálcio é primordial para a saúde óssea, e sua deficiência pode causar osteoporose e risco de fratura, além de ser fundamental para a contração muscular e a coagulação sanguínea.

- O cobre atua na formação do colágeno, na função imunológica, no metabolismo do ferro e na produção de energia.

- O zinco é importante para a função imunológica, cicatrização, produção de proteínas e ter ação antioxidante.

Devemos ter em mente que cada vitamina e mineral tem sua função no organismo e a deficiência em uma pode afetar a forma como a outra é metabolizada. Contudo, a suplementação não deve ser feita por conta própria, mas seguir a recomendação médica, que vai se basear por exames laboratoriais.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios