Saúde e Nutrição

Como substituir o açúcar nas receitas?

xxx

A Laíz Nascimento quer saber como substituir o açúcar nas receitas.

O açúcar está presenta em nosso dia a dia, e precisamos entender que, como qualquer outro alimento, seu uso em doses adequadas não é tão prejudicial. O problema é quando se usa em excesso, ou para pessoas que tenham condições de saúde cujo consumo pode acarretar complicações, como os diabéticos.

Existem no mercado diferentes tipos de açúcares, desde os tradicionais, como o cristal e o refinado; passando pelos menos industrializados, como o demerara ou o mascavo; e os extraídos de outras frutas que não a cana-de-açúcar, como o açúcar de coco.

De forma geral, o açúcar age aumentando a glicemia no organismo de maneira rápida, causando picos de insulina e quedas bruscas. Por isso, muitas pessoas optam por substituir o açúcar em algumas receitas, de forma a diminuir seu consumo no cotidiano.

Para substituir o açúcar em receitas, temos opções naturais e artificiais. Vou citar algumas:

- Xilitol: é um adoçante natural extraído de fibras vegetais. Com sabor e textura muito similar ao do açúcar, tem até 40% menos calorias e é facilmente encontrado nos mercados.

- Eritritol: é um adoçante natural, mas sem calorias. É obtido em larga escala pela indústria se fazendo a fermentação da sacarose, e encontrado nos mercados com bastante facilidade.

- Tâmaras secas: são frutas naturalmente doces, além de ricas em fibras, vitaminas e minerais. Podem ser usadas em receitas após processadas até formar uma pasta, e a quantidade a ser usada vai depender de cada receita e do paladar de cada um.

- Banana: talvez a mais famosa forma de substituição do açúcar em receitas, a banana quando bem madurinha é naturalmente doce, e ainda continua oferecendo potássio e fibras. Sabe aquelas que já estão ficando com manchinhas pretas na casca, são as melhores!

- Maçã: fazendo um purê, a maçã atua como um adoçante natural capaz de substituir o açúcar, mas provavelmente será preciso adequar a quantidade de líquidos, já que a fruta é rica em água.

- Uva-passa: essa também é bem famosa por adeptos à alimentação naturas. As uvas-passas são obtidas através da desidratação das uvas frescas, e no processo ela fica com o açúcar e os nutrientes concentrados. Ao processá-la, obtém-se uma pasta doce que pode ser acrescentada nas receitas.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios