Saúde e Nutrição

Alimentação pode reduzir risco de pedra nos rins?

xxx

A Bruna Santiago nos contou que sofre com pedras nos rins e quer saber se a alimentação pode ajudar a reduzir o risco de crises.

Pedras nos rins, também conhecido como cálculos renais, são formados por minerais que se acumulam nos rins ou nas vias urinárias. Elas podem ser causadas por diferentes fatores, incluindo volume insuficiente de urina, excesso de sais na urina, obesidade, baixa ingestão de líquidos e alimentação com altos níveis de proteína e sal.

Podendo causar dores intensas, que em alguns casos levam o paciente a precisar de atendimento médico, o tratamento envolve o uso de medicamentos para o controle da dor e auxiliar na expulsão das pedras, e em casos mais graves, procedimentos para quebrar as pedras ou mesmo retirá-las cirurgicamente.

Bom, ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Alguns hábitos de vida ajudam na prevenção do cálculo renal, como a ingestão adequada de água (35ml por cada quilo corporal), redução do consumo de sal, perda de peso e prática regular de atividade física. Devemos adotar um estilo de vida saudável, diminuindo o consumo de alimentos industrializados, embutidos e em conserva, que são ricos em sódio.

Sucos de limão e laranja são aliados na prevenção de cálculos renais, assim como o consumo de frutas ricas em potássio (banana, uva passa, kiwi e ameixa seca), além de vegetais verdes-escuros, que além de potássio contem citratos, substâncias que ajudam a inibir a formação de cálculo renais.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios