Saúde e Nutrição

Inhame: muitos benefícios em um só alimento

xxx

O inhame é um tubérculo muito popular na gastronomia por sua versatilidade. É rico em carboidratos complexos, sendo uma importante fonte de energia, além de ser uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais.

O inhame é rico em vitamina C, vitamina B6, potássio, magnésio e folato (B9), potássio e flavonoides. É uma ótima opção de carboidratos para quem é diabético, pois tem um índice glicêmico relativamente baixo, evitando picos de açúcar no sangue.

Um uso menos conhecido do inhame é por mulheres na menopausa. O tubérculo é uma fonte natural de fitoestrógenos, compostos que têm uma estrutura química semelhante ao estrogênio humano, o que pode aliviar sintomas associados à menopausa, como ondas de calor e alterações de humor.

Para as gestantes, o inhame é uma ótima fonte de vitamina B9, popularmente conhecida como ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do feto. Além disso, ele pode ser um grande aliado dos atletas, pois além de carboidratos complexos, ele auxilia na diminuição de incidência de cãibras por ser rico em magnésio e cálcio, que atuam da contração e relaxamento do músculo.

Agora, atenção: o inhame não deve ser consumido cru, pois em sua casca existe uma resina que pode causar irritação na pele. Sempre indico cozinhar o inhame com casca na panela de pressão por cerca de dez minutos e só depois descascá-lo. Feito isso, o inhame pode ser utilizado em saladas, sopas, purês, bolos e tortas, tanto doces quanto salgadas.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios