Saúde e Nutrição
A Cleide Maia nos contou que usa suplementos vitamínicos de forma constante e quer saber se isso faz mal.
Tudo em excesso faz mal, até mesmo a água, que em excesso pode causar um desequilíbrio na concentração de eletrólitos. Em relação às vitaminas, em excesso pode causar intoxicação, levando a sintomas como náuseas, vômitos, diarreias, dores de cabeça e fraqueza.
Algumas vitaminas em excesso podem causar casos mais graves, como no caso da vitamina E, que pode ocasionar hemorragias; ou a vitamina K, cujo excesso pode levar a problemas de coagulação sanguínea. Gestantes não devem exagerar no uso de vitamina A, pois isso aumenta o risco de defeitos congênitos no feto; ou ainda a vitamina C, que em excesso pode levar ao desenvolvimento de pedra nos rins.
O mesmo é válido para o excesso de minerais, que podem causar desde náuseas e vômitos, até sudorese, gosto metálico na boa e alteração na respiração; e para proteínas, cujo consumo em excesso pode sobrecarregar os rins e afetar o funcionamento do fígado.
O ideal é fazer acompanhamento com um profissional competente, que vai pedir exames de sangue para avaliação completa dos nutrientes e fazer a suplementação apenas daqueles que estiverem em falta.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também