Saúde e Nutrição
Presente na casa de dez entre cada dez gaúchos, a erva-mate é uma planta medicinal originária da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas florestas dos três estados do sul do Brasil, no norte da Argentina, Paraguai e Uruguai.
A extração e cultivo da erva-mate é uma tradição antiga, sendo os primeiros a utilizarem a planta para a fabricação de chás os indígenas Guaranis e Quínchua, que habitavam a região das bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis no final do século XV.
A erva-mate é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades estimulantes e digestivas. Ela tem vitaminas do complexo B, C, D e E, e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. Seus compostos bioativos como cafeína, saponinas, teobromina, polifenóis e flavonoides podem ajudar no emagrecimento e no fortalecimento do sistema imunológico.
Essa planta tem o poder de combater células cancerígenas e retardar o envelhecimento, além de eliminar a oxidação das células de colesterol ruim, e evitar o acúmulo de placas de ateroma, que causam o entupimento das artérias.
O chá pode ser consumido quente ou frio, recebendo, nos estados da região sul, os nomes de chimarrão ou tererê, respectivamente. Contudo, pessoas com insônia, irritabilidade, agitação ou ansiedade devem ter cuidado com o consumo do chá de erva-mate, devido às suas propriedades estimulantes. Também não é recomendado o consumo do chá à noite, tendo em vista que a cafeína presente pode atrapalhar o sono.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também