Saúde e Nutrição

Por que sentimos vontade de comer doces na TPM?

xxx

Durante o período que antecede a menstruação, chamado de período lúteo, o organismo libera menos serotonina. Com isso, o cérebro vai tentar encontrar maneiras para repor rapidamente esse hormônio, e uma das maneiras mais rápidas e simples é através do açúcar.

O açúcar afeta os mensageiros químicos cerebrais, como a serotonina, que dá a sensação de bem-estar, e a dopamina, que dá a sensação de recompensa. Por isso muitas pessoas encontram na comida um alívio para os momentos difíceis.

Contudo, é preciso ter cuidado, pois o açúcar pode viciar, além de reduzir a formação de novos neurônios e, claro, aumentar a resistência à insulina e até levar ao desenvolvimento do diabetes.

O que eu sempre aconselho é que as mulheres reforcem a prática de exercícios físicos, pois ele ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, além de aumentar a produção de triptofano, que é um precursor da serotonina.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios