Saúde e Nutrição

Comer rápido engorda?

xxx

Sempre disseram que comer rápido engorda. Isso é verdade? Essa é a dúvida do Matheus de Oliveira.

Isso pode sim acontecer, porque pessoas que comem rápido demoram mais tempo para se sentirem saciadas, o que pode levar a uma maior ingestão de alimentos. Isso acontece porque a saciedade depende da comunicação entre o estômago e o cérebro, processo que demora cerca de 20 minutos para começar. Neste meio tempo, enquanto o estômago não consegue perceber que está “cheio”, continuamos a comer.

Uma pesquisa da Associação Americana do Coração analisou o comportamento alimentar de centenas de pessoas e descobriu que aqueles que comem mais rápido têm maior probabilidade de desenvolver síndrome metábolica, que é um conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes, por exemplo. O estudo mostrou, também, que pessoas que comem mais rápido tendem a ter maior ganho de peso, cintura mais larga e aumento das taxas de glicose. Comer rápido também pode causar desconforto abdominal, má digestão, picos de glicemia, queimação, azia e inchaço.

O ideal é comer devagar, mastigando cada porção umas 20 vezes ou mais. Escolher um ambiente tranquilo e prestar atenção ao que se come, sentindo o sabor e a textura de cada alimento.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios