Saúde e Nutrição

Maca Peruana: para que serve?

xxx

Vendida em cápsulas em farmácias e lojas de produtos naturais, a maca peruana se tornou popular entre os praticantes de esporte por prometer aumentar a energia e o vigor físico. Um tubérculo, a maca é uma raiz originária do Peru, mas que também é cultivada em outros países, como a China. É considerada um superalimento, devido ao elevado número de nutrientes e compostos bioativos. É rica em alcaloides, flavonoides e glicosídeos.

Na fitoterapia, a maca é usada como energético e afrodisíaco. Ela também ajuda no equilíbrio entre hormônios importantes, como testosterona, estrogênio e progesterona, o que poderia explicar a crença de que a maca ajuda a melhorar a quantidade e qualidade do esperma nos homens, e aumenta as chances de uma gravidez "vingar" nas mulheres.  Outros estudos apontam que a maca melhora a memória e a concentração, fortalece o sistema imunológico e reduz os sintomas da menopausa.

A maca é considerada tão sagrada pelos peruanos que no país existe uma lei que proíbe que a raiz seja processada fora de seu território, logo, não é possível encontrar a maca em sua forma natural no Brasil. Aqui ela é encontrada no mercado em duas formas: cápsulas ou em pó, podendo este último ser misturado em sucos ou vitaminas, polvilhado sobre frutas ou na preparação de bolos e pães.

A quantidade ideal e o tempo de uso da maca peruana devem ser orientados por um profissional, uma vez que existem algumas contraindicações, como gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com histórico de doenças relacionadas a estrogênio, como endometriose, mioma uterino e cânceres de mama, ovário ou útero.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios