Saúde e Nutrição

Por que sentimos vontade de comer doces?

xxx

Sabe aqueles dias em que sentimos tanta vontade de comer um doce que parece que vamos enlouquecer se não comermos? Já parou para pensar o motivo desse sentimento?

O açúcar induz uma região do cérebro conhecida como "centro de recompensa". É a mesma ativada quando um fumante traga um cigarro, ou um alcoólatra consome uma dose de bebida, ou ainda um viciado em drogas usa cocaína, por exemplo.

Alimentos ricos em açúcar estimulam a liberação de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que promovem a sensação de bem-estar. Contudo, essa sensação passa rapidamente, e a pessoa tende a comer novamente para voltar a sentir-se bem. Isso é muito perigoso, pois se não controlado, pode causar transtornos alimentares.

Outra prática social é que os doces são tratados como recompensa. Quem nunca ganhou um bombom por se comportar bem? Ou ainda, quem nunca ganhou um doce de presente de aniversário ou Natal? E feriados como Páscoa, onde o principal produto vendido é justamente o chocolate?

Além disso, muitas pessoas acabam por usar os doces como uma válvula de escape para situações ruins, descontando na comida os sentimentos negativos que estão sentindo.

Precisamos evitar essas práticas de associar doces a presentes e recompensas, especialmente com crianças. Claro que não estou dizendo que devemos parar de dar às crianças doces, mas devemos ter cautela e fazer do consumo de doces uma exceção na rotina alimentar.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios