Saúde e Nutrição

Por que alguns alimentos perdem nutrientes quando cozidos?

xxx

A Talita Santos nos contou que sempre disseram para ela dar preferência aos vegetais crus, porque eles podem perder os nutrientes quando cozidos. Mas, será que isso é verdade?

Alguns alimentos contêm vitaminas hidrossolúveis, que se decompõem quando expostas a temperaturas altas. É o caso da vitamina C, Da B6 e da B12. Como costumamos descartar a água do cozimento dos alimentos, os nutrientes que se dissolveram nela acabam se perdendo.

Sempre que possível, devemos optar por alimentos crus. Mas, calma. Não devemos parar de cozinhar os alimentos, mesmo porque o processo de cozimento é importante para eliminar microorganismo, como no caso de carnes e ovos, e podem facilitar a digestão de outros, como no caso dos tubérculos.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios