Saúde e Nutrição

Crianças podem ser vegetarianas?

xxx

A Gabriela Souza escreveu para gente contando que o filho de 3 anos não gosta de nenhum tipo de carne, preferindo uma dieta à base de vegetais. Ela quer saber se crianças podem ser vegetarianas.

Gabriela, devemos oferecer todos os grupos alimentares (carboidratos, gorduras boas, fibras, etc), que contém alimentos de origem animal e vegetal. Pode ocorrer de a criança não aceitar bem alguns alimentos, como carnes, e não é interessante força-las a comer, pois podem desenvolver uma relação ruim com a comida. Há também os casos o vegetarianismo ser uma opção familiar.

Inicialmente, não há problemas em crianças serem vegetarianas, mas é preciso atenção para garantir a ingestão de todos os nutrientes que são necessários ao desenvolvimento. Por exemplo, o ferro, que é um mineral necessário para formação da mioglobina (uma proteína muscular que transporta oxigênio da hemoglobina para todas as células do corpo), e está presente nas carnes em geral. Os pais de crianças vegetarianas devem estar especialmente atentos na hora de montar o cardápio dos filhos para oferecer alimentos de origem vegetal que sejam fonte de ferro.

Independentemente de ser vegetariana ou não, é fundamental que a criança tenha acompanhamento pediátrico, e faça exames de sangue frequentemente para ver como estão suas vitaminas e, caso seja necessário, fazer a reposição. São sintomas da deficiência nutricional que os pais devem se atentar: falta de apetite, cansaço excessivo, problemas de memória, infecções de repetição, dificuldades para iniciar a fala e mau desempenho escolar.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios