Saúde e Nutrição

Tomate: quente ou frio, faz bem pra saúde

xxx

Vendido no setor de legumes, o tomate é, na verdade, uma fruta. Rico em vitaminas C, A e K, além de potássio e licopeno, o tomate pode ser usado em saladas e em pratos quentes, e está presente durante todo o ano na mesa dos brasileiros.

Essa fruta popular possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas que podem ajudar na prevenção de doenças como osteoporose, infarto do miocárdio e câncer de próstata. É um aliado também da perda de peso, já que é rico em fibras e tem poucas calorias.

Uma curiosidade sobre o tomate é que quando o aquecemos, na preparação de um molho caseiro, por exemplo, melhoramos a absorção do licopeno, um pigmento carotenoide responsável pela cor vermelha, que ajuda a proteger o organismo dos radicais livres. Para se ter uma ideia, em 100 gramas de tomate cru encontramos 2,7mg de licopeno, enquanto que no molho de tomate caseiro temos 21,8mg. O campeão em licopeno entre os tomates é de longe o tomate seco, com seus 45,9mg da substância a cada 100 gramas!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa fruta, que tal coloca-la na sua dieta diária? Vai por mim, seu organismo vai agradecer!

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios