Saúde e Nutrição

O que é melhor: manteiga ou margarina?

xxx

 

Na hora de fazer as compras para o café da manhã, muitas pessoas se perguntam se devem optar por comprar manteiga ou margarina, e é justamente essa a pergunta que a Juliane Gomes, de Belém, mandou para gente: qual das duas opções é mais saudável.

Para ser bem sincera, não gosto de nenhuma das duas. A maioria das margarinas são ricas em gordura trans e manteiga em gordura saturada. Mesmo as margarinas que dizem ser “zero em gordura trans” têm gordura interesterificada, que nada mais é que um óleo modificado quimicamente.

Pensando na saúde, prefiro usar o azeite de oliva, que é um óleo que pode trazer benefícios à saúde, pois possui ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9) que podem auxiliar no aumento de HDL (colesterol bom) e diminuição do LDL (colesterol ruim). Claro que não é para usar um litro de azeite por dia, porque cada grama de lipídio tem cerca de 9 calorias.

Outra opção são os queijos brancos cremosos, como o cottage, que fica ótimo para se consumir com pães e biscoitos (de preferência, integrais).

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios