Saúde e Nutrição

Existe algum chá capaz de aliviar cólicas em bebês?

xxx

Não tem jeito: por mais tranquilo que seja o bebê, quando chega a fase das cólicas é difícil de controlar o desespero de ver o pequeno sentindo dor. A Antônia Marques, de São Paulo, contou para gente que seu filho de dois meses sofre com cólicas, e perguntou se existe algum chá que possa ajudá-lo com as dores.

Antônia, geralmente os bebês vão ter cólica até os 3 meses, isso ocorre porque o sistema gastrointestinal do bebê está amadurecendo, e a fermentação do leite da mamada faz com que o intestino dilate e acumule gases. Como o intestino do bebê ainda não aprendeu a se movimentar como deveria, ocorrem contrações involuntárias que causam a dor. A tendência é que, após os 3 primeiros meses de vida, o organismo já tenha aprendido a funcionar corretamente, e as cólicas passem.

Em alguns bebês o chá de erva-doce pode ajudar a aliviar as dores - lembrando que ele deve ser consumido pela mãe, que vai passar as propriedades para a criança através da amamentação, já que até os seis meses de vida o bebê deve ingerir apenas leite materno ou fórmula. Caso não funcione, o ideal é pedir orientação ao pediatra, que receitará o melhor medicamento para ajudar a aliviar as dores do bebê.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

 

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios