Saúde e Nutrição

Banana: a fruta da felicidade

Prata, caturra, nanica, ouro, da terra... é grande a variedade de bananas disponíveis, o que a torna uma fruta bastante democrática e acessível. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o quarto maior produtor de banana e o primeiro consumidor mundial de bananas.

A banana é um dos alimentos mais consumidos do mundo! A fruta é um alimento muito rico em triptofano, um aminoácido essencial não produzido pelo organismo. O triptofano é um precursor da serotonina, conhecida como hormônio da felicidade.

A banana é um ótimo alimento para ser consumido antes da prática de atividades físicas, pois tem carboidratos, que dão energia. Como lanche, ela pose ser consumida junto com outros alimentos, como canela e queijo, pasta de amendoim, aveia, chia e linhaça.

Misturar a banana com uma proteína ou fibras reduz o índice glicêmico da fruta, fazendo com que nosso organismo produza insulina mais devagar, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

E aí, já comeu sua banana hoje? Se não, inclua na sua dieta já!

xxx

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome e sua cidade, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios