Notícias de saúde

Sistema informatizado de notificação garante segurança para pacientes

19 de novembro de 2012 (Bibliomed). Sistemas informatizados de notificações voluntárias de incidentes tornam mais eficiente a segurança dos pacientes quando comparados ao sistema manuscrito. A constatação é de estudo realizado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisadora Helaine Carneiro Capucho comparou um sistema manuscrito e um informatizado de notificações voluntárias de incidentes e queixas técnicas relacionadas à saúde, implantado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

Até julho de 2010, o HCFMRP utilizava um sistema manuscrito de notificações, que foi substituído por um informatizado a partir dessa data. A pesquisadora comparou os dados do primeiro e do segundo semestre de 2010, o observou um total de 1089 notificações de incidentes e queixas técnicas em saúde, sendo 421 manuscritas e 668 informatizados.

De acordo com Helaine, o sistema informatizado provou ser mais vantajoso para se conseguir um número maior de informações, já esse apresentou taxas 62,3% maiores de notificações. Uma explicação para esse aumento pode ser, segundo a pesquisadora, a forma como o método informatizado é visto pela equipe de saúde: livre de punição e mais simples e seguro no envio das informações. Além disso, a curiosidade pode ter contribuído, também, para aumentar a adesão ao sistema.

Fatores que chamaram a atenção no estudo foram a classificação incorreta do evento: 26,1% das notificações no sistema manuscritos eram classificadas incorretamente, enquanto que essa taxa foi de 8,7% no informatizado. A pesquisadora constatou, também, um número elevado de rasuras (22,3%) e de notificações ilegíveis (22,3%). A notificação pelo sistema informatizado elimina qualquer possibilidade de falta de legibilidade e rasura, salienta a autora.

Helaine explica que os dois sistemas podem ser utilizados para identificação de incidentes, mas o sistema informatizado se mostrou mais vantajoso devido ao aumento do número de notificações, à realização das notificações 24 horas por dia em todos os dias da semana, além de melhorar a qualidade dos relatos, eliminar a ilegibilidade e rasuras, ampliar a participação de diferentes profissionais e facilitar a realização de análises.

Fonte: Agência USP, 9 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários