Notícias de saúde

Açaí pode levar a aumento de tumores

07 de novembro de 2012 (Bibliomed). Altamente nutritivo, o açaí caiu no gosto dos brasileiros. A fruta possui propriedades antiinflamatórias em sua composição natural, além de antioxidantes naturais benéficos à saúde. Contudo, é preciso ficar atento à forma como a fruta é consumida, pois as bebidas comercializadas que têm o açaí como matéria-prima recebem a adição de xarope de glicose, o que leva à perda dos ganhos metabólicos dos nutrientes.

Essa foi a primeira conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo, o açaí. Depois dessa primeira constatação, os pesquisadores substituíram o xarope de glicose por mel orgânico, que tem propriedades antiproliferativas.

Marília Seelaender, coordenadora do estudo, explica que as análises comprovaram que tanto animais sadios quanto aqueles com tumores que consumiram o suco de açaí se beneficiaram de suas propriedades antiinflamatórias, o que reduziu a expressão da citocina pró-inflamatória no organismo.

A equipe analisou, ainda, a ação do açaí no tratamento da caquexia (inflamação crônica nos órgãos que causa a desnutrição e a perda excessiva de peso), que leva à morte 20% dos pacientes com câncer. A intenção dos pesquisadores era determinar se a suplementação com suco de açaí e mel reduziria o estresse oxidativo relacionado à caquexia.

Os resultados mostraram que a ingestão do composto diminuiu a concentração de malondialdeído (elemento pró-oxidante) apenas nos animais sadios. Naqueles que possuíam tumores, o consumo do suco gerou um aumento significativo na massa tumoral.

Assim, a pesquisa concluiu que, apesar de os nutrientes do açaí trazerem melhorias em relação ao perfil antiinflamatório do organismo, eles não são eficientes para combater o estresse oxidativo e ainda podem levar ao crescimento do tumor.

Fonte: Diário da Saúde, 06 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários