Notícias de saúde

Pessoas com corações saudáveis também correm riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares

07 de novembro de 2012 (Bibliomed). Adultos de meia idade que têm corações saudáveis podem estar correndo riscos de sofrerem de doenças do coração mais tarde na vida.

Em um estudo, cerca de quatro entre cada 10 homens e três entre cada 10 mulheres que tinham pressão sanguínea e níveis de colesterol normais, não fumavam e não tinha diabetes aos 55 anos desenvolveram alguma forma de doença cardiovascular.

Porém, pessoas com boa saúde cardíaca na meia idade têm mais chances de viverem mais anos sem problemas que atinjam o órgão. Em média, homens e mulheres com corações saudáveis aos 45 anos ficaram entre oito e 14 anos a mais sem desenvolverem doenças dessa categoria do que pessoas que tinham pelo menos dois fatores de risco.

Os pesquisadores descobriram também que 60% dos homens e 56% das mulheres participantes desenvolveriam doenças cardiovasculares em algum momento após chegarem aos 55 anos. Para participantes que tinham ótima saúde do coração, as estatísticas foram de 40% para homens e 30% para mulheres.

O estudo foi publicado no periódico American Medical Association.

Fonte: Live Science, 5 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários