Notícias de saúde
30 de outubro de 2012 (Bibliomed). Todos sabem que fumar faz mal, mas uma nova pesquisa apresenta um fato que pode levar muitas mulheres a finalmente encontrarem a motivação para abandonarem o cigarro. De acordo com pesquisadores do Reino Unido, mulheres que largam o tabagismo vivem até dez anos a mais do que aquelas que continuam fumando.
Fumar até a meia idade reduz a expectativa de vida, e mulheres no estudo que fumaram até os 40 anos tinham chances 1,2 maiores de morrerem ao longo de um período de 12 anos.
Porém, mulheres que fumaram durante toda a vida tinham uma probabilidade quase três vezes maior de morrerem durante esse mesmo período do que mulheres que nunca fumaram.
“Mulheres que nasceram ao redor de 1940 foram a primeira geração na qual muitas fumaram quantidades substanciais de cigarros através da vida adulta. Assim, apenas no século 21 pudemos observar diretamente os efeitos totais do tabagismo prolongado, e da cessação prolongada, na mortalidade prematura entre mulheres”, explica o pesquisador Sir Richard Peto, da Universidade de Oxford.
O estudo foi publicado no periódico Lancet.
Fonte: Live Science, 27 de outubro de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também