Notícias de saúde

Uso de produtos de limpeza aumenta riscos de câncer de mama

04 de outubro de 2012 (Bibliomed). O mês de outubro traz campanhas de conscientização do câncer de mama e, apesar de muitas pessoas buscarem incorporar hábitos de prevenção dessa e de outras doenças em suas vidas, uma parte básica da rotina de todos pode trazer o risco do desenvolvimento desse tipo de câncer – o uso de produtos de limpeza.

Poucas pessoas sabem que algumas das substâncias que compõe produtos de uso cotidiano podem causar danos ao organismo. Assim, elas podem estar se protegendo ao adotarem uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e outras atitudes preventivas, mas ao mesmo tempo elas se colocam em risco através do uso desses produtos.

As toxinas são armazenadas na gordura do corpo, o que faz com que as mulheres sejam mais suscetíveis a esses danos. Elas naturalmente possuem mais células de gordura do que os homens.

“Milhares de químicos são colocados em produtos convencionais para o lar para criarem fragrâncias. Quanto mais gordura você tiver, mais químicos você terá no seu corpo”, explica Jeanne Rizzo, do Breast Cancer Fund dos Estados Unidos.

A comunidade médica destina uma grande parte dos seus recursos para a descoberta de novos tratamentos e para a cura do câncer. Rizzo defende que, em grande parte, a própria sociedade pode ser a causadora dessa doença, e que a prevenção seria mais eficiente.

“É um ciclo muito vicioso. Nós precisamos focar a pesquisa na prevenção. Uma mudança de paradigma é criticamente (necessária)”, ela diz.

Outra medida interessante seria que os fabricantes fossem obrigados a declarar que os produtos incluem substâncias nocivas. Dessa forma os consumidores estariam cientes dos riscos que correm e poderiam fazer escolhas mais benéficas para si mesmos e suas famílias.

 Fonte: Metro US, 01 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários