Notícias de saúde

Algumas pessoas evitam o glúten sem necessidade

12 de setembro de 2012 (Bibliomed).  A doença celíaca é uma reação imunológica ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Dessa forma, o tratamento para quem é portador dessa doença é evitar alimentos que contenham tal substância. Contudo, segundo pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, muitas pessoas que não são celíacas evitam o glúten sem necessidade.

Estima-se que 1,8 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofram com a doença celíaca e 1,6 milhões adotaram uma dieta livre de glúten sem serem diagnosticadas como celíacas. Além disso, os pesquisadores acreditam que um número de pessoas semelhante a este viva com a doença sem saber.

Nos pacientes com doença celíaca, comer alimentos que contenham glúten provoca uma resposta imune no intestino delgado e, ao longo do tempo, uma reação do sistema imunológico, prejudicando o forro do intestino delgado impedindo ou dificultando a absorção de alguns nutrientes. Esses danos intestinais podem causar dores no estômago, diarreia e perda de peso, além de levar a complicações mais graves.

Os resultados foram publicados no American Journal of Gastroenterology.

Fonte: UPI, 10 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários