Notícias de saúde

Meditação pode reduzir solidão

27 de julho de 2012 (Bibliomed). A meditação pode trazer benefícios surpreendentes para o organismo. De acordo com uma nova pesquisa, a prática pode ajudar na redução do sentimento de solidão e ter um efeito positivo generalizado na vida do indivíduo.

Pesquisadores americanos analisaram 40 adultos saudáveis entre as idades de 55 e 85 anos que participaram de um programa de meditação de oito semanas. O curso consistia em reuniões de grupo, prática individual de meditação e um retiro. Os participantes aprenderam habilidades como consciência corporal, percepção de sensações e técnicas de respiração, recebendo a instrução de praticarem a meditação diariamente por 30 minutos.

Após o programa, os participantes responderam a questionários, avaliando algumas questões de saúde. As pessoas que meditaram marcaram uma média de pontos mais alta em medições relacionadas à solidão, quando comparados a um grupo controle.

Esses resultados indicam que a prática da meditação poderia reduzir o sentimento da solidão.

De acordo com o autor do estudo, J. David Creswell (da Universidade Carnegie Mellon), “é importante treinar sua mente, como você treina o seu bíceps na academia”. 

Para que os benefícios da prática da meditação sejam colhidos, é necessário uma prática mínima de 15 a 20 minutos todos os dias.

A pesquisa foi publicada do periódico Brain, Behavior & Immunity.

Fonte: Live Science, 26 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários