Notícias de saúde

HDL influencia a síntese e a absorção do colesterol

11 de julho de 2012 (Bibliomed).  Diversos estudos demonstram a importância do HDL, popularmente conhecido como “colesterol bom”, para a saúde, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares e aterosclerose. 

Acredita-se que o efeito protetor dessa lipoproteína ocorresse devido à sua capacidade de retirar o colesterol presente na parede das artérias e carregá-lo de volta para o fígado, onde é reaproveitado ou excretado.
Agora, pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP) mostra que as concentrações dessa lipoproteína no sangue influenciam também a síntese e a absorção do colesterol no organismo, além de estarem associadas à ação da insulina no metabolismo da glicose.

Dr. Eder Quintão, coordenador da pesquisa, diz que compreender o papel do HDL no metabolismo é fundamental, pois os benefícios que o aumento dessa lipoproteína traz para a saúde superam os malefícios causados pela elevação do LDL (“colesterol ruim”).

A pesquisa mostrou que voluntários com baixos níveis de HDL sintetizam mais colesterol, mas absorvem menos essa substância pelo intestino. Já aqueles com HDL alto sintetizam menos colesterol, mas absorvem mais pelo intestino. Segundo Quintão, esse dado despertou o interesse dos pesquisadores, pois pode ser considerado contraditório, já que estudos epidemiológicos mostram que pessoas que absorvem mais colesterol pelo intestino têm mais risco de sofrer infarto.

Os pesquisadores também se surpreenderam com o fato de que os voluntários com índices baixos de HDL apresentaram menor sensibilidade à ação da insulina quando comparados àqueles com HDL alto. Isso foi avaliado ao se relacionar a concentração de insulina com a de glicose no sangue em pessoas em jejum.

Pesquisas anteriores reforçam a hipótese de que quanto mais elevado o HDL no sangue, melhor é o aproveitamento da insulina produzida no pâncreas no metabolismo da glicose em tecidos periféricos.

Fonte: Agência Fapesp, 10 de julho de 2012.