Notícias de saúde

Crianças com diabetes tipo 1 são propensas ao “sofrimento do diabetes”

26 de dezembro de 2024 (Bibliomed). As crianças que nascem com diabetes tipo 1 têm muito mais probabilidade de desenvolver certos problemas de saúde mental do que aquelas que não têm a doença, alerta um novo estudo realizado no National Institute of Mental Health, na República Checa.

Os dados mostraram que crianças com diabetes tipo 1 têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno de humor e 50% mais probabilidade de sofrer de ansiedade do que outras crianças sem a condição. Elas também têm quatro vezes mais probabilidade de desenvolver problemas comportamentais, como distúrbios alimentares ou do sono.

No entanto, as descobertas sugerem que isso não se deve a nenhum problema de saúde específico causado pelo diabetes tipo 1. Em vez disso, as crianças parecem ser vulneráveis ao “sofrimento da diabetes” resultante da gestão contínua da sua condição crônica.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 4.500 crianças com diabetes tipo 1 na República Checa. Os efeitos na saúde mental encontrados entre essas crianças podem resultar da necessidade de fazer mudanças significativas em suas vidas. Eles devem monitorar constantemente a ingestão de alimentos, verificar os níveis de açúcar no sangue e injetar insulina em si mesmos. Isso muitas vezes faz com que as crianças se sintam excluídas de eventos sociais e por outras crianças, professores e até mesmo por familiares

O diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico afeta o pâncreas, o órgão que produz insulina, destruindo sua capacidade de produzir insulina ou diminuindo tanto a produção que as pessoas precisam tomar insulina para viver. A condição não tem cura, sendo que o paciente precisa fazer acompanhamento diário da sua glicose e corrigir com injeções de insulina por toda a vida.

Fonte: Nature Mental Health. DOI: 10.1038/s44220-024-00280-8.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários