Notícias de saúde

Para evitar o ganho de peso, coma sempre nos mesmos horários

21 de maio de 2012 (Bibliomed). De acordo com um novo estudo feito com ratos de laboratório, não é apenas o excesso de calorias o culpado pelo ganho de peso. Comer sempre em horários diferentes também pode engordar.

Pesquisadores colocaram um grupo desses animais em uma dieta rica em gordura. Metade dos ratos podia comer quando quisesse e a outra metade tinha sua alimentação restrita a apenas oito horas por dia.

O grupo de animais que podia se alimentar quando quisesse ganhou peso, sendo que o mesmo não aconteceu com animais que tinham horário para comer, apesar de todos os ratos terem comido a mesma quantidade de calorias.

Os resultados encontrados sugerem que estabelecer horários para a alimentação pode ser uma questão importante na perda de peso e que mudanças de hábito relacionadas a horários de refeições podem ser muito benéficas.

“Cada órgão tem um relógio. Isso significa que tem horas em que os nossos fígados, intestinos, músculos e outros órgãos funcionam com pico de eficiência, e outras horas em que eles estão – mais ou menos – dormindo”, explica a pesquisadora Satchidananda Panda, do Salk Institute for Biological Studies, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi publicada no periódico Cell Metabolism.

Fonte: Live Science, 17 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários