Notícias de saúde

Amamentar melhora funcionamento intestinal do bebê

04 de maio de 2012 (Bibliomed).. Além de estreitar o vínculo entre mãe e filho, e de suprir as necessidades nutricionais dos bebês, amamentar tem ainda outra vantagem: ajuda a no desenvolvimento intestinal mais saudável das crianças.

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, dizem que os bebês que se alimentam do leite materno até os três meses de idade têm flora bacteriana intestinal diferente daqueles que se alimentam de outras formas. Essas diferenças podem levar a mudanças na expressão dos genes envolvidos no sistema imunológico e na defesa contra doenças.

Os pesquisadores explicam que a diversidade de microorganismos que colonizam o intestino é importante para regular o desenvolvimento do intestino e do sistema imunológico. O sistema digestivo é revertido por células que têm a função de processar os nutrientes e fornecer a primeira linha de defesa contra microorganismos patogênicos.

Publicado na revista "Genome Biology", o estudo foi realizado com base em análises comparativas dos intestinos de bebês de três meses de idade que se alimentavam exclusivamente de leite materno, e outros que tinham papinhas incluídas na sua alimentação.

Os resultados mostraram que os bebês que se alimentavam exclusivamente de leite materno tinham uma gama mais ampla de micróbios intestinais e que seus sistemas imunológicos conseguiam lidar melhor com eles. De acordo com os pesquisadores, os estudos mostram que o leite materno tem interferência positiva no desenvolvimento e manutenção da flora intestinal saudável.

Fonte: Prontuário de Notícias, 30 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários